Avançar para o conteúdo principal

O que são facetas ou lentes de contacto?


A área da cosmética ou estética dentária tem vindo a ganhar visibilidade nos últimos anos e cada vez mais pessoas procuram soluções para um sorriso mais bonito. 

Os planos de tratamento antigos tendiam a ser menos conservadores mas a investigação já provou o quão importante é manter o máximo de estrutura dentária durante o maior período de tempo possível. Por essa razão, as facetas têm sido óptimas aliadas para reformular sorrisos. 

As facetas consistem numa camada fina de cerâmica que é aderida ("colada") ao dente, havendo pouco ou nenhum desgaste. Há diferentes tipos de cerâmica que podem ser utilizados dependendo da análise do sorriso do paciente e suas necessidades.

É fundamental que seja realizada uma análise do sorriso e um mock-up. Mock-up tem origem inglesa e pode traduzir-se para maquete, ou seja, um teste ou ensaio. Como é que isto é feito? São recolhidos dados para estudar o sorriso como fotografias, medições facias e/ou impressões (moldes). É feito um enceramento para que o dentista possa analisar e avaliar possíveis alterações que necessite de implementar. 

O enceramento pode ser feito de várias formas - directamente pelo médico dentista sobre os dentes manipulando uma resina; realizado em laboratório após instruções do médico dentista que posteriormente testa essas estruturas em boca ou pode mesmo ser conseguido de forma digital - actualmente há muitos softwares que nos permitem manipular a imagem de forma a conseguirmos criar esta simulação num computador.

Estes testes servem para orientar a forma e cor das facetas e gerir as expectativas quanto aos resultados. São muito úteis, tanto para o dentista como para o paciente, pois permitem um controlo muito maior de todo o processo.

Tanto as facetas como as lentes de contacto se enquadram na categoria de laminados cerâmicos, sendo as lentes de contacto tendencialmente mais finas.

Qual a aplicação dos laminados cerâmicos? 
- Correcção de restaurações antigas (formato e cor)
- Encerramento de espaços (diastemas)
- Melhorar a posição dos dentes
- Melhorar a cor ou forma dos dentes, entre outras.

Qual a vantagem dos laminados cerâmicos?
- Resultados muito naturais
- Cor estável e resistência ao longo dos anos
- Mínimo ou nenhum desgaste dos dentes
- Possibilidade de simulação prévia antes de concluir o tratamento

Cada sorriso é diferente por isso se quiser melhorar o seu sorriso, consulte o seu médico dentista para uma avaliação personalizada!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mau hálito. Falta de higiene ou algo mais?

Fonte: www.livescience.com O mau hálito, ou halitose , é caracterizado por um odor desagradável da cavidade oral que pode ser sentido pela pessoa em questão, assim como por quem a rodeia. As causas de mau hálito podem ser de origem bucal , sendo estas as mais comuns englobando cerca de 90% dos casos.  Possuímos várias bactérias na nossa cavidade oral e muitas delas são responsáveis pela produção de gases com odor decorrentes da metabolização de matéria orgânica, principalmente proteínas. Como seria de esperar, quanto menor o cuidado com a higiene oral, mais detritos alimentares estarão presentes, maior será o número destas bactérias e, consequentemente, mais intenso será o odor. Como exemplo de causas de origem bucal, podemos referir a  presença de cáries, inflamação gengival - gengivite ou periodontite, acumulação de placa lingual ou ainda a presença de tártaro.   Estes estados são acompanhados de bactérias patogénicas responsáveis por mau hál...

O meu dentista colocou-me um lençol de borracha a cobrir-me a boca. Para que serve aquilo?

Esse lençol de borracha chama-se dique e faz parte de uma série de instrumentos que nos permitem conseguir o  isolamento absoluto do dente . Confuso? Em 1864 (há quase 150 anos atrás), um dentista americano chamado S. C. Barnum inventou o dique de borracha para uso em medicina dentária. Ele procurava uma forma fácil de isolar apenas o(s) dente(s) que queria tratar. Cento e cinquenta anos! Não é uma novidade nem um avanço recente, como poderia estar a pensar. O dique não passa de uma folha fina que é agarrada à volta do dente por uma espécie de gancho - grampo . Pode ser usado em várias áreas da medicina dentária mas onde se usa com maior frequência é na endodontia nas "desvitalizações".  Existem várias vantagens em usar o isolamento absoluto, tanto para o médico dentista como para o paciente. Diria que podem ser resumidas em duas principais: 1. É mais  seguro . Protege a sua cavidade oral dos instrumentos (como as limas) e dos irrigantes  - líqui...

Feliz ano novo! Happy new year!

Já estamos em 2016 e é altura de pôr em prática as resoluções de ano novo! Ao nível da saúde, visite o seu dentista, faça a sua consulta de rotina, cumpra o plano de tratamento de que necessitar e não descure a sua higiene oral! Podemos sempre aconselhá-lo nesse sentido para que passe o ano a sorrir!! Fonte - johnstreetdental.com