Avançar para o conteúdo principal

Ir ao dentista é caro!/It's expensive to go to the dentist!





Tenho vindo a constatar que há uma ideia generalizada de que é muito caro ir ao dentista e de que cobramos valores demasiado elevados. Compreendo que há tratamentos dentários que envolvem um grande dispêndio de dinheiro que por vezes não é fácil de dispor na conjectura actual - mas uma coisa é ser muito dinheiro, outra coisa diferente é ser ou não um valor justo.

Há várias razões para o custo dos tratamentos.

1. Equipar um consultório dentário da forma mais simples possível envolve um enorme investimento. A "cadeira do dentista", o equipamento de esterilização, os materiais e os consumíveis, as licenças, entre outros, fica em milhares de euros.

2. Uma consulta, o mais básica possível, mesmo que seja apenas para remover suturas (tirar pontos) de algum tratamento anterior, envolve sempre gasto de material. Geralmente coloca-se um babete (aquele papel que fica a cobrir o seu peito), abre-se um kit com espelho, pinça e sonda que é material esterilizado, que terá que ser novamente submetido a esse processo. Isto já para não falar nos gastos fixos de água, electricidade e de pagamento da assistente.

3. Uma consulta onde é realizado um tratamento dentário vai acrescer muitos mais custos à anterior. Caso se faça uma restauração, há gastos de vários consumíveis - há uma série de passos que envolvem variados componentes diferentes. Quanto mais variado o stock e quanto mais sofisticado, mais caro será.

4. A tecnologia também se paga. A radiografia que lhe é feita e que muitas vezes estará incluída no valor do tratamento também envolve gastos de instalação e manutenção. Quanto mais evoluída a tecnologia disponível, maiores as possibilidades de obter tratamentos de sucesso, mas também maiores os custos.

5. Não deve fazer ideia quanto custa a formação em medicina dentária. O nosso curso está organizado de uma forma bastante distinta do curso de Medicina (não vou fazer nenhuma comparação do foro da dificuldade atenção, apenas do campo económico!) Nesse caso, os alunos, após terminarem os 6 anos de licenciatura são integrados no chamado "ano comum". A partir desse momento começam a ser pagos. Têm que estudar bastante para posteriormente se candidatarem à especialidade de eleição e, assim que entram, iniciam a formação de cerca de 5, 6 anos, período durante o qual são pagos. 

nós somos liberais. As formações, mesmo as que são realizadas em faculdades públicas, são pagas por nós. E se forem realizadas a full-time impedem que seja conciliada com vida profissional. Por isso faça as contas e imagine quanto custa essa formação ao final de 8 anos. Caso a formação seja realizada em part-time,já torna possível conciliar com a vida profissional e existem ofertas em faculdades públicas, privadas e ainda em clínicas. Contudo, ambas podem todos atingir muitos milhares de euros. Para além desse gasto económico, há um enorme investimento em termos de tempo. Para sermos muito bons e lhe prestarmos um serviço de grande qualidade, estudamos muitas horas, mesmo quando já somos formados - estudamos a vida toda se pretendermos ser realmente bons! 

Dito isto, a frase "o barato sai caro" é uma óptima máxima a aplicar. Recomendo-lhe que invista em quem investe em formação porque esse profissional vai dedicar-se de corpo e alma a si. Recomendo-lhe que invista em médicos dentistas que têm bons equipamentos, que documentam os casos, que têm consultas mais demoradas, que volta e meia não dão consultas porque estão em congressos ou formações, que perdem a cabeça com gadgets de medicina dentária e com material variado porque esses são os profissionais que adoram aquilo que fazem e que lutam para lhe dar o que de melhor a nossa área tem para oferecer.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mau hálito. Falta de higiene ou algo mais?

Fonte: www.livescience.com O mau hálito, ou halitose , é caracterizado por um odor desagradável da cavidade oral que pode ser sentido pela pessoa em questão, assim como por quem a rodeia. As causas de mau hálito podem ser de origem bucal , sendo estas as mais comuns englobando cerca de 90% dos casos.  Possuímos várias bactérias na nossa cavidade oral e muitas delas são responsáveis pela produção de gases com odor decorrentes da metabolização de matéria orgânica, principalmente proteínas. Como seria de esperar, quanto menor o cuidado com a higiene oral, mais detritos alimentares estarão presentes, maior será o número destas bactérias e, consequentemente, mais intenso será o odor. Como exemplo de causas de origem bucal, podemos referir a  presença de cáries, inflamação gengival - gengivite ou periodontite, acumulação de placa lingual ou ainda a presença de tártaro.   Estes estados são acompanhados de bactérias patogénicas responsáveis por mau hál...

O meu dentista colocou-me um lençol de borracha a cobrir-me a boca. Para que serve aquilo?

Esse lençol de borracha chama-se dique e faz parte de uma série de instrumentos que nos permitem conseguir o  isolamento absoluto do dente . Confuso? Em 1864 (há quase 150 anos atrás), um dentista americano chamado S. C. Barnum inventou o dique de borracha para uso em medicina dentária. Ele procurava uma forma fácil de isolar apenas o(s) dente(s) que queria tratar. Cento e cinquenta anos! Não é uma novidade nem um avanço recente, como poderia estar a pensar. O dique não passa de uma folha fina que é agarrada à volta do dente por uma espécie de gancho - grampo . Pode ser usado em várias áreas da medicina dentária mas onde se usa com maior frequência é na endodontia nas "desvitalizações".  Existem várias vantagens em usar o isolamento absoluto, tanto para o médico dentista como para o paciente. Diria que podem ser resumidas em duas principais: 1. É mais  seguro . Protege a sua cavidade oral dos instrumentos (como as limas) e dos irrigantes  - líqui...

Feliz ano novo! Happy new year!

Já estamos em 2016 e é altura de pôr em prática as resoluções de ano novo! Ao nível da saúde, visite o seu dentista, faça a sua consulta de rotina, cumpra o plano de tratamento de que necessitar e não descure a sua higiene oral! Podemos sempre aconselhá-lo nesse sentido para que passe o ano a sorrir!! Fonte - johnstreetdental.com